O Dilema do Conhecimento

Danilo Henrique Por Danilo Henrique0 Comments Localização: 1 minutos de leitura2.1K Visualizações

A fé e o orgulho frequentemente caminham juntos.

Acreditar que estamos corretos ao adotar certas atitudes ou pensamentos é, na verdade, uma ilusão. Essa fé se transforma em orgulho quando optamos por ignorar as opiniões alheias, acreditando que é correto fazê-lo em vez de questionar. Questionar e esclarecer dúvidas é a maneira mais simples de descobrir o que antes era desconhecido.

O conhecimento, oposto do desconhecido, é vasto e incontestável. Nada se renova sem ser criticado, nada se torna original sem ser questionado.

Sejamos honestos!

O conhecimento é sempre acumulativo; nada surge do vazio. É necessário estudar e refletir, conhecer e compartilhar, imaginar e realizar algo que, para alguns, parece apenas perda de tempo.

Se todos fossem meros espectadores, o espetáculo não aconteceria, as cortinas não se abririam e os sorrisos não seriam genuínos.

Sempre haverá quem pense pelos outros, quem aja pelos outros e quem sofra pelos outros, e ainda assim, é possível encontrar prazer nisso tudo. Afinal, todos nós temos esperança, não é mesmo? Sempre acreditaremos em dias melhores e estaremos dispostos a achar que tudo isso realmente faz sentido (o positivismo nos trouxe até aqui, afinal). Porque, se não fizesse sentido, não teria a menor graça continuar, não haveria razão para alcançar.

Entre a fé e o conhecimento, o paradoxo reside na escolha entre o conforto da certeza e a coragem do questionamento.

Compartilhar

Subscribe so you don’t miss a post

Sign up with your email address to receive news and updates!

Tags

No Comments Yet.